quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Surpresas em Ohio e Michigan...


26 de janeiro de 2010.

Acordamos bem cedo naquela terca-feira. Saimos do estado de NY e fomos para o estado de Ohio, para a cidade de Akron. Apesar de o concerto ser apenas a noite nos tinhamos hora certa para chegar a faculdade. Estavamos convidados a assistir o ensaio da Steel Band da University of Akron. Voce pode estar se perguntando 'Do que exatamente se trata isso?'...

Em Trinidad Tobago na epoca da ditadura foi proibido tocar tambor, para evitar aglomeracoes e possiveis revoltas politicas. A populacao entao resolveu isso: passou a tocar em latoes de petroleo e com o tempo estes passaram a ser martelados, portanto afinados. Atualmente, no carnaval de Trinidad, existem paradas de bandas de ate 150 pessoas! A que vimos tinha algo em torno de 20 estudantes. Foi muito empolgante! Eles tocavam, dancavam e com todo o fervor do momento os integrantes do Grupo PIAP tambem dancaram um pouco (o John tambem!!)

O grupo deles tem ja 30 anos, nos inclusive ganhamos pulseiras de comemoracao ao chegar na faculdade! Descobrimos que na University of Akron ha grupo experimental de musica contemporanea, banda sinfonica, orquestra, grupo de percussao, grupo de jazz, grupo de musica brasileira e cubana, alem da Steel Band que vimos. Ainda mais inacredital, todos os alunos de percussao tem na grade da faculdade fazer simultaneamente varios desses grupos. Portanto, o ensaio foi breve, todos os envolvidos tinham ainda varias aulas a cursar naquele mesmo dia, antes do nosso concerto.

A montagem foi tranquila, alguns dos alunos nos auxiliaram com o carregamento do instrumental. O concerto foi otimo e muitos dos percussionistas que vimos tocar pela manha estavam na plateia. Fomos confraternizar com os alunos de graduacao e mestrado, la conhecemos o tradicional Queijo Quente do Texas.

27 de janeiro de 2010.

Na quarta-feira tambem acordamos bem cedo! Viajamos para Ann Arbor, no estado de Michigan. Desde cedo estava nevando, mas nao foi o suficiente para atrapalhas nossa viagem.

Chegamos a University of Michigan e fomos direto assistir o ensaio do Grupo de Musica do Mundo (World Music Ensemble), ramificacao do grupo de percussao, com repertorio de influencia cubana, africana e brasileira.

Tambem visitamos o percussionista e compositor Michael Udow, pois ele tem uma fabrica de blocos de madeira, baquetas e campanas enormes (a mais grave que vimos era um Sol2 do piano!! Sao cerca de 7 metros de altura, imagina?!). Foi uma visita muito util, ele falou sobre o motivo que o fez produzir instrumentos e baquetas, falou sobre sua experiencia orquestral, sobre a situacao na University of Michigan, da qual ele se aposentara em marco, alem de responder todas as nossas duvidas. Ele eh o autor de um dos metodos que Carlos Stasi usa conosco na UNESP, portanto foi significativo este encontro, para compreender como eh a visao dele a respeito da percussao e de todo o estudo que percussionistas necessitam ter.

O mais surpreendente foi o fruto que surgiu desse encontro: nos ultimos segundos, com o PIAP todo na van, Udow comentou ligeiramente com John: "A proposito, a Sinfonica de Chicago toca hoje. Quer ingressos?". Com a ajuda do professor Joseph Gramley, fomos assistir. Quando chegamos, tudo o que sabiamos eh que tocariam a opera "O Castelo de Barbazul" de Bartok. Quando nos assentamos e pudemos ler com calma, percebemos a proporcao do que estavamos vivendo: o repertorio foi, alem da opera, "Le Tombeau de Couperin" de Ravel e um Concerto contemporaneo de flauta, de Dalbavie. O maestro? Nada mais, nada menos que Pierre Boulez!! Um dos maiores compositores/maestros do seculo XX.

Historico, emocionante, perfeito! A acustica do Hall da University of Michigan era maravilhosa e a orquestra esta entre as 5 melhores do mundo. Nao tinha como ser mais incrivel e inesperado. Na verdade no inicio dos preparativos da turne chegou a ser esperado sim, John planejava nos levar assistir este mesmo programa, so que em NY. Porem nossos horarios em NY nao propiciavam tempo livre em noite de concerto da Orquestra de Chicago. Tambem intrigante eh o fato que ha 22 anos, na primeira turne do Grupo PIAP, um dos concertos vistos foi com essa mesma orquestra e esse mesmo maestro!

Novamente obrigado a todos que estao nos lendo!
Como podem ver estamos otimos, cada vez mais acostumados com a diferenca na alimentacao, a troca constante de paradeiro, as muitas horas de viagem na van e o frio.
Agora que a neve esta aumentando, mas nao se preocupem, estamos sendo precavidos quanto a isso! So nao acostumamos ainda com a saudade, todos os nossos amigos, familiares e conhecidos fazem muita falta!!

5 comentários:

Unknown disse...

Estou orgulhosa do trabalho de vocês e feliz por saber que a cada local que vocês passam são recebidos com carinho e certamente deixam um pedacinho do Brasil no coração de cada um aí. Parabéns!!!

Unknown disse...

Metodologia para o relatório das atividades extras familiares de JB:
- elencar furos, foras, sorrisos e exageros alimentícios;
- comentar reações, lembranças e xiliques;
- e o que mais acharem necessário para me levar um pouco junto nessa viagem maravilhosa!!!!!!!
Vocês são pessoas especiais e merecem cada conquista e cada elogio!
Parabéns e obrigada por fazer JB feliz!

BRUNA disse...

Fico muito contente pelo trabalho do Grupo e por terem o merecido reconhecimento. Sucesso!!!

Anônimo disse...

Queridos piapianos, uma mensagem que abri ao acaso no livro"O poder do agora" de E.Tolle:
"Quando nos rendemos àquilo que é e assim ficamos inteiramnete presentes, o passado deixa de ter qualquer força. A região do Ser, que tinha sido encoberta pela mente se abre. de repente, surge uma grande serenidade dentro de você, uma imensa sensação de paz."
Parabéns pela força no seu desempenho!!
Beijos a todos.
Liliana.

Gui Prioli disse...

Pessoal,

Demorei mas já me atualizei no Diário de viagem do Piap. Quanta coisa boa! Acho ótimo que vocês tenham a oportunidade de conhecer o pessoal de cada lugar não só em situações formais, como masterclasses e concertos, mas também em situações informais, como confraternizações, dividindo chicken wings ou queijo quente do Texas.

Esses latões de petróleo que o pessoal de Trinidad e Tobago tocava é o que deu origem ao steel drum, tipo aquele do Carlão que vocês usaram na peça do Martim?

Pierre Boulez(!)... caracas.

Grande abraço a todos e muito sucesso!