quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Canada e Fredonia




Sádado, 23 de janeiro de 2010.

Neste último sábado todo o grupo acordou cedo e foi para o Canada. Atravessamos a fronteira e fomos visitar o Niagara Falls, que divide os dois países.


O lugar é impressionante e apesar do frio que fazia lá todos estavam muito empolgados com as quedas d'água. As cataratas são obras de arte da natureza e com o frio grande parte do lago que se forma após as cachoeiras estava congelado deixando tudo ainda mais bonito.
Depois dessa visita inesquecível nós seguimos viagem. Chegamos em Toronto, no estado de Ontario e seguimos para a University of Toronto. La tivemos uma ótima surpresa: fomos recebidos por Mark Duggan, que falava português! Foi ai que muitos percebaram o quanto estavam com saudades de casa e de ouvir palavras conhecidas. Mark é aluno de doutorado nesta faculdade e leciona matérias relacionadas a música brasileira para os alunos mais jovens, por isso tinha grande interesse que fossemos tocar lá. Foi ele que organizou tudo para que o concerto em Toronto fosse possível. O teatro em que fizemos o show era muito bem equipado, o instrumental que nos foi disponibilizado também era de excelente qualidade e, apesar do palco ser um pouco pequeno para nossa apresentação, tudo correu bem e conseguimos mostrar o valor cultural da nossa terra. Após o concerto rapidamente começou o masterclass, onde demostramos um pouco das tradicoes regionais do Brasil.

Durante a desmontagem do instrumental conhecemos Russell Hartenberger, importante nome da música e integrante do grupo Nexus. Ele disse que se impressionou com a qualidade do concerto e parabenizou a todos nós pelo ótimo trabalho. Mark também adorou todo nosso trabalho e nos presenteou com alguns de seus CD's, que por sinal são ótimos trabalhos de diversos tipos de música.

No fim da tarde voltamos para Buffalo nos E.U.A e fomos a um pub onde John nos levou para ver seu primo tocar. O lugar era bem familiar e conhecemos outra faceta da cultura americana, que era muito parecida com a brasileira: uma festa de família com uma banda de classic rock na qual os integrantes eram os próprios familiares. Alguns de nós até já estavam se sentindo em casa com esta situação... Para fechar a noite com chave de ouro, John foi dar uma canja na batera e tocou Twist and Shout dos Beatles. Indescritível a animação que tomou conta de todos que estavam lá! Fim de noite e seguimos para o hotel, pois no outro dia estariamos mais uma
vez na estrada, agora em direção a Fredonia.

Domingo, 24 de janeiro de 2010.

Este domingo foi um dia bem tranquilo para o grupo. A viagem não teve problemas e em pouco tempo já estávamos nos instalando em outro hotel. Nosso único compromisso era uma recepção que nos foi preparada pelos alunos da Faculdade e organizada pela professora de percussão Kay Stonefelt, a qual já haviamos conhecido na exposição de John Cage na última sexta. Ela fez questão de preparar uma recepção com comidas típicas do Brasil, o que foi surpreendente!! Não viamos arroz e feijão desde que deixamos nosso país. Nós não conseguiamos nem expressar nossa gratidão. Durante o jantar tivemos também um pouco de música brasileira! O professor de tuba, junto com um de seus alunos e mais Leonardo Bertolini e Helvio Mendes, tocou chorinho para animar a festa. Foi quando veio outra surpresa: os alunos prepararam um bolo para a comemoração do aniversário da Patricia, integrante do Piap.

Depois de todas essas surpresas e do ótimo tratamento que recebemos, sentimos a obrigação de fazer o nosso melhor nas apresentações do dia seguinte.

Segunda, 25 de janeiro de 2010.

Almoçamos e seguimos direto para o teatro da faculdade para preparar o concerto. A sala de concertos era magnífica: linda, muito bem construida e preparada para receber diversos tipos de música, além de uma acústica impressionante. Fizemos os ajustes finais, montamos o instrumental para o masterclass e às 16:00 ele começou muito animado e foi assim até o fim. Estava bastante cheio e as pessoas ficaram curiosas sobre os rítmos brasileiros e os instrumentos mais incomuns, como o berimbau, que sempre chama atenção e instiga as pessoas a perguntar sobre seu funcionamento (como tocar, como segurar e tirar os diferentes sons, etc...).

Respondemos todas as questões que os alunos tinham e mostramos não só o berimbau, mas todos os outros instrumentos populares que utilizamos durante a demonstração. Após uma rápida passada pelo hotel para troca de roupas já estavamos de volta ao teatro, conferindo se tudo estava realmente pronto para o evento principal da noite: nosso concerto. Tudo estava pronto, a concentração e animação estavam em um nível altíssimo depois do fim de semana inesquecível e o concerto começou com toda a energia possível e terminou da mesma forma, talvez tivessemos ainda mais animação do que no início.

Fizemos rapidamente a desmontagem, carregamos a van e fomos para um pequena confraternização em um pub próximo ao hotel. Conversamos bastante com os alunos de graduacao e mestrado, alem dos professores, para saber como são os cursos de pós-graduação em Fredonia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns à todos vcs e em especial ao John pelo "artista da Zildjian"!
Dá prá sentir a vibração nos sorrisos das fotos. Saudades! Beijos!
Liliana e Isadora.

Unknown disse...

Parabéns a todos vocês, pelas apresentações e pelos relatos no Blog: estão muito bons dá para sentir a emoção e a vibração de cada encontro, cada concerto. Saudades

Unknown disse...

Que experiencia incrivel!!!!Parabens a todos voces e ao John!!!
Ja estou com saudade de assistí-los ao vivo aqui em São Paulo.