sábado, 23 de janeiro de 2010

Eastman, Calato, John Cage and Chicken Wings!?

No dia 20 de Janeiro chegamos em Rochester, Nova Iorque. O Staybridge Suites foi o hotel mais bonito que ficamos ate agora, com fogao, panelas, geladeira e louça. Chegamos na noite mexicana, com tacos, chilli bean, vinho e cerveja. No dia seguinte, fomos a uma indicacao: o restaurante de comida caseira grega Blue Horizont. Foi uma das melhores refeicoes da turne, com preco bom e a simpatia da garconete, que era grega mesmo!

Chegamos na Eastman School of Music por volta das 16h e pudemos conhecer o salao principal, o Teatro Kodak (enorme e lindo) e o Kilbourn Hall, o teatro que o Grupo PIAP tocou em 1987. Nosso concerto foi na sala 120, uma sala grande. O instrumental disponibilizado foi de alta qualidade e a disponibilidade dos alunos, imprescindivel. Havia um grande grupo deles, pois os
alunos de graduacao, mestrado e doutorado tinham acabado de assistir um masterclass de cultura africana com o grande percussionista Willian Cahn, integrante do Nexus, um dos grupos de percussao mais importantes da historia. Os professores estavam presentes, sendo eles: Bill Cahn, John Beck (grande percussionista e compositor) e Michael Burritt (nome de destaque no cenario atual de percussao). Depois do concerto, todos os alunos e professores foram a um bar no final da rua, onde trocaram experiencias e comeram juntos. Recebemos os seguintes comentarios dos professores:

John,
Congratulatons to you and the Sào Paulo State University Percussion Ensemble on the ensemble’s wonderful performance at the Eastman School of Music on January 21, 2010. The playing was first-rate - great sounds, great ensemble, great staging - and it was almost beyond belief that the entire program of nine pieces by Brazilian composers was entirely memorized. Every member of the ensemble was fully committed to the music. I was especially struck by the originality of the Brazilian composers. They have created a uniquely Brazilian conception of sound and structure in their compositions, not to mention the distinctive feeling of the Brazilian rhythms, which were superbly realized by the ensemble.
I wish you all the best on the remainder of your North American tour. What a fanrtastic way this is to make Brazilian culture come alive by touching the minds and hearts of audiences through your music!
John, I’ll see you in Canandaigua on Feb. 8.
Best wishes always,
Bill Cahn / NEXUS

John,
Parabens a voce e ao Grupo de Percussao da Universidade Estadual de Sao Paulo na maravilhosa perfomance do grupo na Eastman School of Music em 21 de Janeiro de 2010. A execucao foi de primeira classe - belos sons, belo grupo, bela presenca de palco - e quase alem do acreditavel que o programa de nove pecas de compositores brasileiros estava inteiramente memorizado. Todos os membros do grupo estavam completamente comprometidos com a musica. Eu fui especialmente tocado pela originalidade dos compositores brasileiros. Eles criaram em sua composicao uma concepcao inigualavelmente brasileira de som e estrutura, sem mencionar o caracteristico "feeling" dos ritmos brasileiros, que foram soberbamente realizados pelo grupo. Eu desejo tudo de bom no resto da sua Turne Norte-Americana. Que maneira fantastica de trazer a tona a cultura brasileira tocando as mentes e coracoes do publico atraves da sua musica!
John, eu te vejo em Canandaigua dia 8 de fevereiro.
Desejo sempre o melhor,
Bill Cahn / NEXUS


Hi John,
Please express to your students my sincere thanks for a fantastic performance at Eastman last night. My students were mesmerized with their enthusiasm and musicianship. It was wonderful to hear so many new works. The experience for all who attended was electric! It was especially great to see the students have time after to break bread together.
My deepest respect John and gratitude for stopping in Rochester and
bringing us such a special evening.
I wish you the best success with the remainder of the tour and I hope
we cross paths again soon.
Sincerely,
Michael Burritt
Professor of Percussion
Eastman School of Music

Oi John,
Por favor expresse aos seus estudantes meu sincero agradecimento a fantastica perfomance na Eastman na ultima noite. Meus alunos ficaram hipnotizados com o entusiasmo e a musicalidade deles. Foi maravilhoso ouvir tantos trabalhos novos. A experiencia para todos que foram foi eletrica! Foi especialmente bom ver os alunos terem tempo depois para confraternizar e jantar juntos. Meu profundo respeito John e gratidao por parar em Rochester e nos trazer uma noite tao especial. Eu desejo o melhor sucesso no resto da turne e espero que cruzemos caminhos de novo em breve.
Sinceramente,
Michael Burritt
Professor de Percussao
Eastman School of Music


No dia seguinte viajamos cedo para a fabrica de baquetas Calato, onde a marca Regal Tip é produzida. Fomos muito bem recebidos e o tour pela fabrica foi bem interessante. A essa altura, conhecemos 3 fabricas diferentes de baquetas e é interessante notar que os processos sao diferentes nao por serem melhores ou piores, mas por darem enfase e terem concepçoes diferentes. Cada fabrica de baquetas visitada tem uma forma particular de moldar a baqueta. Na Vic Firth eram muitas fases para desgartar a madeira sem stressar a fibra. Na Grover o mais importante era a faca com molde e a pintura feita a mao. Na Calato o processo nao eh paralelo a baqueta, mas perpendicular, ou seja,o torno passa da direita para a esquerda desgastando a madeira. E o mais importante pra eles é o processo de laqueamento, que inclusive nao pudiamos
registrar nem em foto nem em video. No fim, ganhamos camisetas e o catalogo da fabrica.

A tarde, chegamos em Buffalo e passamos na Buffalo Drum Outlet, uma loja so de artigos de percussao. Isso foi muito novo para nos, pois lojas assim nao existem no Brasil, com todas as marcas de baquetas, metodos originais de percussao, baterias a granel e muitos instrumentos.

No fim da tarde fomos ao Burchfield Penney Art Center na Buffalo State College onde assistimos um evento sobre John Cage:"Lecture on the Weather", organizado pelo importante percussionista e compositor Jan Willians e sua mulher Diane. A instalacao sobre Cage era grande e tinha de partituras enquadradas a fotos, jornais, capas de LP, videos, I Ching e intalacoes interativas. O programa foi o variado: um solo amplificado cuja partitura era em cores e separada por materiais (madeira, pele, etc), a preparacao de uma salada de cogumelo com brocolis amplificada, uma peça eletroacustica livre e a grande peça multimidia "Lecture on the Weather", para doze instrumentistas que basicamente falavam ao mesmo tempo textos politicos e pontuavam sua fala com os instrumentos. O video aparecia no meio da peça e era flashes de imagens abstratas.

Depois disso, fomos ao Anchor Bar, onde começaram as famosas Asas de Galinha de Buffalo. O espaço era cheio de placas de automovel e motos suspensas em prateleiras no teto. Nos sentamos bem na frente do palco onde rolou jazz ao vivo de qualidade (piano, baixo, batera, saxofone e cantora). O pedido foi historico: 100 asinhas de frango, 25 normais, 25 picantes, 25 muito picantes e 25 babercue, todas fritas. O Grupo devorou e se deliciou com todas elas! A tradicao foi comprovada: sao as melhores asas de frango que ja provamos.
Para ver fotos clique aqui!

2 comentários:

Catarina Percinio disse...

Tem mais fotos do inicio da turne no perfil do orkut de Helvio Mendes!

Gui Prioli disse...

Pessoal,

Fico muito feliz que estejam reconhecendo a qualidade do trabalho de vocês aí nos EUA. Vocês realmente merecem esse tipo de feedback da galera que entende mesmo do assunto.

É legal também que vocês estejam mostrando um repertório brasileiro e, mais ainda, que eles estejam reconhecendo um idioma particular na nossa música. Eu gostaria muito de conversar com os alunos dessas escolas para saber como eles ouvem a nossa música, o que há nela de diferente e especial.

Aproveitem aí, galera, com votos de muito sucesso!

Grande abraço!