segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Momento histórico!



A quarta-feira 16/12 parecia ser uma como outra qualquer. A única expectativa dos estudantes de percussão para aquele dia é que, após às 13 horas, o PIAP cessaria seus ensaios para retornar somente no dia 04/01/2010. Eles não sabiam que aquela seria uma manhã histórica, pois pela primeira vez em 31 anos de curso de percussão a UNESP investira em instrumentos de percussão. A lista de instrumentos é basicamente a mesma há anos, sempre levemente atualizada, e vai de instrumentos de teclados a tambores e tam-tam. Com a verba disponível este ano, a compra foi feita e tudo o que faltava era a liberação da carga pela alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Mal havia começado o ensaio e, inesperadamente, foi avisado que os instrumentos haviam chegado ao I.A. Passado o estado de descrença a euforia tomou conta do clima da sala! Rapidamente os integrantes deram instruções para o descarregamento das caixas do caminhão, que estava cheio. Com a chegada de John à sala, as caixas foram todas abertas e os instrumentos montados para verificação. A cada peça colocada, cada instrumento pronto, uma festa: as pessoas queriam provar, tocar e olhar, admiravam cada detalhe e, ao mesmo tempo, queriam crer no que viam. Depois do processo, que durou 4 horas, o Reitor - que passava no corredor junto com o Diretor - entrou para ver a nova sala e aquisições recém chegadas.

A primeira execução do PIAP com os intrumentos novos aconteceu em seguida: foi tocada a obra Tempestade Óssea, de Mario Ficarelli e Pan-Cada(s), de Flô Menezes (com as duas marimbas cinco oitavas, o xilofone e o tam-tam novos). Bela estréia dos instrumentos e exercício interessante para os integrantes, tendo em vista que eles se depararão com diferentes instrumentos em cada universidade da turnê norte-americana.

Empolgado, John Boudler ressaltou de maneira perspicaz que "este é um momento de muita sorte no PIAP! "
O Reitor corrigiu prontamente: "Não existe sorte, John. Aqui tem é muito trabalho!"



Foto 1 - Alunos de percussão e uma das marcas
presentes na compra: Adams.







Foto 2 - Alunos de percussão ajudando no
descarregamento do caminhão.








Foto 3 - John tira o primeiro de muitos sons
dos novos instrumentos!