sábado, 23 de janeiro de 2010

Eastman, Calato, John Cage and Chicken Wings!?

No dia 20 de Janeiro chegamos em Rochester, Nova Iorque. O Staybridge Suites foi o hotel mais bonito que ficamos ate agora, com fogao, panelas, geladeira e louça. Chegamos na noite mexicana, com tacos, chilli bean, vinho e cerveja. No dia seguinte, fomos a uma indicacao: o restaurante de comida caseira grega Blue Horizont. Foi uma das melhores refeicoes da turne, com preco bom e a simpatia da garconete, que era grega mesmo!

Chegamos na Eastman School of Music por volta das 16h e pudemos conhecer o salao principal, o Teatro Kodak (enorme e lindo) e o Kilbourn Hall, o teatro que o Grupo PIAP tocou em 1987. Nosso concerto foi na sala 120, uma sala grande. O instrumental disponibilizado foi de alta qualidade e a disponibilidade dos alunos, imprescindivel. Havia um grande grupo deles, pois os
alunos de graduacao, mestrado e doutorado tinham acabado de assistir um masterclass de cultura africana com o grande percussionista Willian Cahn, integrante do Nexus, um dos grupos de percussao mais importantes da historia. Os professores estavam presentes, sendo eles: Bill Cahn, John Beck (grande percussionista e compositor) e Michael Burritt (nome de destaque no cenario atual de percussao). Depois do concerto, todos os alunos e professores foram a um bar no final da rua, onde trocaram experiencias e comeram juntos. Recebemos os seguintes comentarios dos professores:

John,
Congratulatons to you and the Sào Paulo State University Percussion Ensemble on the ensemble’s wonderful performance at the Eastman School of Music on January 21, 2010. The playing was first-rate - great sounds, great ensemble, great staging - and it was almost beyond belief that the entire program of nine pieces by Brazilian composers was entirely memorized. Every member of the ensemble was fully committed to the music. I was especially struck by the originality of the Brazilian composers. They have created a uniquely Brazilian conception of sound and structure in their compositions, not to mention the distinctive feeling of the Brazilian rhythms, which were superbly realized by the ensemble.
I wish you all the best on the remainder of your North American tour. What a fanrtastic way this is to make Brazilian culture come alive by touching the minds and hearts of audiences through your music!
John, I’ll see you in Canandaigua on Feb. 8.
Best wishes always,
Bill Cahn / NEXUS

John,
Parabens a voce e ao Grupo de Percussao da Universidade Estadual de Sao Paulo na maravilhosa perfomance do grupo na Eastman School of Music em 21 de Janeiro de 2010. A execucao foi de primeira classe - belos sons, belo grupo, bela presenca de palco - e quase alem do acreditavel que o programa de nove pecas de compositores brasileiros estava inteiramente memorizado. Todos os membros do grupo estavam completamente comprometidos com a musica. Eu fui especialmente tocado pela originalidade dos compositores brasileiros. Eles criaram em sua composicao uma concepcao inigualavelmente brasileira de som e estrutura, sem mencionar o caracteristico "feeling" dos ritmos brasileiros, que foram soberbamente realizados pelo grupo. Eu desejo tudo de bom no resto da sua Turne Norte-Americana. Que maneira fantastica de trazer a tona a cultura brasileira tocando as mentes e coracoes do publico atraves da sua musica!
John, eu te vejo em Canandaigua dia 8 de fevereiro.
Desejo sempre o melhor,
Bill Cahn / NEXUS


Hi John,
Please express to your students my sincere thanks for a fantastic performance at Eastman last night. My students were mesmerized with their enthusiasm and musicianship. It was wonderful to hear so many new works. The experience for all who attended was electric! It was especially great to see the students have time after to break bread together.
My deepest respect John and gratitude for stopping in Rochester and
bringing us such a special evening.
I wish you the best success with the remainder of the tour and I hope
we cross paths again soon.
Sincerely,
Michael Burritt
Professor of Percussion
Eastman School of Music

Oi John,
Por favor expresse aos seus estudantes meu sincero agradecimento a fantastica perfomance na Eastman na ultima noite. Meus alunos ficaram hipnotizados com o entusiasmo e a musicalidade deles. Foi maravilhoso ouvir tantos trabalhos novos. A experiencia para todos que foram foi eletrica! Foi especialmente bom ver os alunos terem tempo depois para confraternizar e jantar juntos. Meu profundo respeito John e gratidao por parar em Rochester e nos trazer uma noite tao especial. Eu desejo o melhor sucesso no resto da turne e espero que cruzemos caminhos de novo em breve.
Sinceramente,
Michael Burritt
Professor de Percussao
Eastman School of Music


No dia seguinte viajamos cedo para a fabrica de baquetas Calato, onde a marca Regal Tip é produzida. Fomos muito bem recebidos e o tour pela fabrica foi bem interessante. A essa altura, conhecemos 3 fabricas diferentes de baquetas e é interessante notar que os processos sao diferentes nao por serem melhores ou piores, mas por darem enfase e terem concepçoes diferentes. Cada fabrica de baquetas visitada tem uma forma particular de moldar a baqueta. Na Vic Firth eram muitas fases para desgartar a madeira sem stressar a fibra. Na Grover o mais importante era a faca com molde e a pintura feita a mao. Na Calato o processo nao eh paralelo a baqueta, mas perpendicular, ou seja,o torno passa da direita para a esquerda desgastando a madeira. E o mais importante pra eles é o processo de laqueamento, que inclusive nao pudiamos
registrar nem em foto nem em video. No fim, ganhamos camisetas e o catalogo da fabrica.

A tarde, chegamos em Buffalo e passamos na Buffalo Drum Outlet, uma loja so de artigos de percussao. Isso foi muito novo para nos, pois lojas assim nao existem no Brasil, com todas as marcas de baquetas, metodos originais de percussao, baterias a granel e muitos instrumentos.

No fim da tarde fomos ao Burchfield Penney Art Center na Buffalo State College onde assistimos um evento sobre John Cage:"Lecture on the Weather", organizado pelo importante percussionista e compositor Jan Willians e sua mulher Diane. A instalacao sobre Cage era grande e tinha de partituras enquadradas a fotos, jornais, capas de LP, videos, I Ching e intalacoes interativas. O programa foi o variado: um solo amplificado cuja partitura era em cores e separada por materiais (madeira, pele, etc), a preparacao de uma salada de cogumelo com brocolis amplificada, uma peça eletroacustica livre e a grande peça multimidia "Lecture on the Weather", para doze instrumentistas que basicamente falavam ao mesmo tempo textos politicos e pontuavam sua fala com os instrumentos. O video aparecia no meio da peça e era flashes de imagens abstratas.

Depois disso, fomos ao Anchor Bar, onde começaram as famosas Asas de Galinha de Buffalo. O espaço era cheio de placas de automovel e motos suspensas em prateleiras no teto. Nos sentamos bem na frente do palco onde rolou jazz ao vivo de qualidade (piano, baixo, batera, saxofone e cantora). O pedido foi historico: 100 asinhas de frango, 25 normais, 25 picantes, 25 muito picantes e 25 babercue, todas fritas. O Grupo devorou e se deliciou com todas elas! A tradicao foi comprovada: sao as melhores asas de frango que ja provamos.
Para ver fotos clique aqui!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Keene, New Hampshire.

Passamos tres dias em Keene, no estado de New Hampshire. A primeira surpresa foi que nos alimentariamos num refeitorio fantastico, muito parecido com praca de alimentacao dos shoppings brasileiros. Havia diferentes areas de alimentacao: risoto personalizado, massas, hamburgueria, saladas, sopas, pizzaria, lanche natural. Sem falar na area de sobremesa, que incluia maquina de sorvete de casquinha, sorvete de massa, bolos, brownies, frutas, cookies, leite com chocolate e cereais. O preco era acessivel e a infra-estrutura tao forte que em todas as refeicoes que fizemos la o salao estava repleto de estudantes.

Fomos muito bem recebidos! Foi o primeiro lugar que tinhamos horas disponiveis para ensaio no teatro. Nosso concerto era as 19:45 e nos pudemos ensaiar desde as 9. O que ajudou bastante para que o concerto fosse mais seguro e transparecesse mais tranquilidade. Foi ate agora, nosso maior teatro e nosso maior publico, tanto na masterclass como no concerto.

No fim tiramos fotos com o diretor de departamento Joseph Darby e o professor de percussao Cristopher Swist.

Foi muito significativo para o Grupo receber depois do concerto o seguinte email:


Hello to The Sao Paulo State University Percussion Ensemble
and their director John Boudler:

I was at both the workshop and concert here at KSC on
Tuesday January 19th and feel the need to write and thank
you for sharing your wonderful talents with us. The
literature was exciting, your technique quite impressive,
and as the conducting professor and band director I saw some
great conducting on ...Zoom...

However, to me, the most impressive and enjoyable part of
your presentations was the enthusiasm and the joy of playing
that you brought to the performances. When combined with
the above skills, it made for a truly professional concert.

Thank you so much. I have emailed my friends at the
University of Akron and the University of Kentucky and told
them not to miss your concerts. Hope to hear you again
someday.

All the best,

Jim Chesebrough

Traducao:
Olá para vocês do Grupo de Percussão da Universidade Estadual Paulista e seu diretor John Boudler.
Eu estive no masterclass e no concerto aqui em Keene State College na terça dia 19 de janeiro e senti que deveria escrever e agradece-los por dividir seus maravilhosos talentos conosco.
O reperório foi empolgante e a técnica de vocês impressionante, e como professor de regência e maestro da banda vi uma bela condução da peça ...Zoom...
No entanto, para mim, a mais impressionante e proveitosa parte do concerto foi o entusiasmo e a alegria que vocês trouxeram para as performances.
Quando combinado com as habilidades acima, tornou-se um verdadeiro concerto profissional.
Muito obrigado. Eu escrevi para meus amigos nas Universidades de Akron e de Kentucky e disse que eles não devem perder os concertos. Espero ouvi-los de novo um dia.
Tudo de bom.
Jim Chesebrough D.M.A. Professor Assitente
Maestro da Banda


Christopher Swist writes to John: Congratulations to you and your students!
That was easily one of the best percussion ensemble concerts I have EVER
seen. The performance, technique, memorization along with amazing new
compositions (all of which should quickly become established repertoire).
It's moments like this that make it all come together why we do what we do.
Thanks my friend!

Traducao:
Christopher Swist (professor de Percussão da KSC) escreve para John: Parabéns a você e seus alunos! Foi facilmente o melhor concerto de grupo de percussão que eu já vi.
A performance, técnica, memorização dessas belas novas composições (Todas as quais deveriam rapidamente se tornar um repertório obrigatório).
São momentos como esse que nos faz perceber porque fazemos o que fazemos. Obrigado meu amigo!



John - On behalf of the Keene State College Music Department, I'm writing to
express our appreciation for yesterday's outstanding afternoon workshop &
fabulous concert. It was a pleasure to meet you & your ensemble, and
especially to hear you play. Our department is grateful for your workshop &
concert - you have inspired us all. Best wishes & safe travels on the rest
of your tour of the United States.

Sincerely,
Joseph Darby, Ph.D.
Chair, Music Department
Keene Sta College

Traducao:
John - Em nome do Departamento da Keene State College, escrevo para expressar nosso contentamento pelo masterclass de ontem a tarde e pelo fabuloso concerto. Foi um prazer encontrar você e seu grupo, e especialmente ouvi-los tocar. Nosso departamento é grato pelas apresentações - vocês inspiraram a todos.
Tudo de bom e boa viagem no resto da turnê pelos Estados Unidos.

Joseph Darby, Ph.D.
Chefe de Departamento
Keene State College



Muito Obrigado a todos os que estao nos acompanhando e comentando regularmente no blog.
O apoio de voces nos da forcas!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Nossas datas.

Respondendo a pedidos, aqui esta nosso itinerario dos proximos dias... Espero que assim seja possivel convidar os conhecidos que moram nos EUA!

Quinta 21 de janeiro: Eastman School of Music, Rochester, NY
Sabado 23 de janeiro: University of Toronto, Canada
Segunda 25 de janeiro: State University of New York at Fredonia
Terca 26 de janeiro: The University of Akron, OH
Quinta 28 de janeiro: University of Michigan at Ann Arbor
Sexta: 29 de janeiro: University of Kentucky at Lexington
Domingo 31 de janeiro: University of Illinois at Champaign/Urbana
Segunda 01 de fevereiro: Northern Illinois University - Dekalb
Terca 02 de fevereiro: Northern Illinois University - Dekalb
Quarta 03 de fevereiro: Indiana University at Bloomington
Quinta 04 de fevereiro: Indiana University at Bloomington
Sabado 06 de fevereiro: Buffalo State College, NY
Terca 09 de fevereiro: Ithaca College, NY
Quinta 11 de fevereiro: State University of New York-Stony Brook
Sexta 12 de fevereiro: Manhattan School of Music


Qualquer duvida entre em contato com a gente pelo quadro de comentarios ou pelo email grupopiap@gmail.com!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Grupo PIAP na web!

Somos materia no estado de Maine!
Leia aqui.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Finalmente on-line!



Em primeiro lugar, pedimos desculpas aos nossos assíduos leitores pela demora em escrever. Infelizmente nosso hotel dificultou muito a utilizaçao da internet. Mas agora não teremos mais problemas.

Nossa viagem continuou e logo estavamos na estrada para Boston, proxima parada do grupo. Foram muitas horas de viagem, com direito a paradas turisticas:

1- Salem: Isso mesmo, a cidade do filme! Conhecida por a massiva queima de bruxas que aconteceu no local, a cidade eh muito bonita e tem como simbolo e atraçao turistica as bruxas. Interessante notar a grande quantidade de igrejas que ha na cidade.

2 - Marblehead: De beleza impar, impressionou John em sua juventude. A cidade tinha arquitetura antiga e um certo ar nostálgico. Por mais que não estivesse tão impressionante quanto na primavera (aos olhos do John), a vista do mar e do porto era fabulosa.





Finalmente chegamos em Boston. O primeiro choque que tivemos foi o de sair de uma cidade pequena e aconchegante para um cenario urbano. Muitas luzes, muita gente e muitos carros. O hotel é uma contradição: o prédio tem mais de 100 anos e está inserido bem no meio da cidade. É muito próximo do BU (Boston University) e dos nossos programas culturais. Nem bem nos acomodamos e partimos para o concerto do Blue Man Group. Expectativa para alguns e nariz torcido para outros, chegamos bem no teatro. Fomos bem recebidos com mensagens engraçadas no display de leds vermelhos que mostrava mensagens como ‘Proibido gravar e tirar fotos’ e” Bem vindo John Boudler e seu grupo. Vamos dar uma salva de palmas. Deem um grito para eles. Ok, John, pode sentar ’’. O show é incrível, absurdamente hilário e contagiante. As personagens são muito fortes e a infraestrutura, impecável. Podemos dizer com certeza que o Blue Man conquistou os integrantes do PIAP.

O dia seguinte começou bem cedo, com café da manhã e ida para a BU. Chegando lá, o susto: a sala era pequena, o instrumental complicado (pois era muito antigo) e a acústica muito diferente. Depois da montagem, passagem de som e um almoço relâmpago, fizemos o concerto e superamos: o concerto foi muito bom e o grupo se adaptou bem a acústica e aos intrumentos. As pessoas ficaram muito impressionadas e um pouco arrependidas pelos intrumentos que disponibilizaram.
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Depois do concerto fomos todos do PIAP e quatro alunos do curso de pós-graduação para uma confraternização em um bar muito frequentado pelos intregrantes da Universidade. A troca foi boa e divertida e com certeza aprendemos muito uns com os outros. De noite, eles nos levaram para conhecer as salas de percussão e o intrumental . Pudemos notar que o material é de alta qualidade e as salas de percussão altamente equipadas. Um sistema que impressionou muito foi a simulação de ambiente: a sala gravava tudo o que o aluno quisesse e podia também simular a ressonancia de ambientes diferentes com um sistema de gravaçao e reproduçao com efeito ao vivo. Depois de calorosas despedidas, voltamos em uma noite bem fria e bonita. O grupo já havia se apaixonado pela cidade.


No dia seguinte, sexta-feira, fomos visitar fábricas de instrumento. Pela manhã fomos na fábrica da Grover, na qual fomos realmente muito bem recebidos pelo dono e criador Neil Grover. Ele nos mostrou cada parte do processo da fabricação de suas baquetas – que, ao contrário da fabrica ja visitada Vic Firth, é predominantemente trabalho humano, ou de maquina supervisionada por humano. Nos mostrou também o processo de fabricação de suas caixas e esteiras (é fantastico, as cordas da esteira são afinadas uma a uma!). Confiando muito no John – Neil e John estudaram juntos no festival de Tanglewood em 77 – o fabricante deixou o grupo todo solto pela fabrica/estoque para conhecer livremente todos os seus produtos, ouvir todos os seus modelos de pandeiro sinfônico, triângulo e woodblocks. No fim da visita Neil deu uma aula de pandeiro, respondeu muitas perguntas e presenteou cada um do grupo com um par de baquetas de caixa.



Fomos rapidamente para a fábrica de pratos Zildjian, tivemos a primeira surpresa: logo na porta uma simpática recepção ‘Bem vindo John Boudler e seu Grupo’ no quadro de recados. Keith nos levou pelo saguão, mostrou os quadros, textos e fotos sobre a história da fábrica (são quase 400 anos passando de geração em geração da mesma família). Vimos baterias de musicos importantes da historia: Gene Krupa, Buddy Rich, Ringo Starr, Travis Barker...
Em seguida todos receberam óculos de proteção para poder entrar na fabrica. Fotos e gravações, a partir dali, não eram permitidas.
Vimos todas as fases do metal, desde o material na forma bruta (estanho e bronze) até a fase final de estampar o nome da Zildjian e escrever a laser o numero de série nos pratos.

Mal podíamos imaginar que era possível ficar ainda melhor. Keith nos levou para duas salas, uma só de prato a dois e outra só de pratos suspensos, ele – assim como Neil que havia confiado muito nos alunos de John – nos deixou soltos para testar todos as combinações possíveis de pratos. Ele nos disse que essa é uma situação única, pois habitualmente nas lojas de instrumento não há uma quantidade tão grande de pratos, o que torna impossível fazer inumeras combinações de pratos como as que pudemos experimentar nessa visita.






Algo ainda mais inusitado aconteceu então: em reconhecimento a grande importância para a percussão brasileira e mundial e ao desdobramento sobre-humano para fazer essa turnê, Keith convidou em nome da Zildjian e do Programa Educacional o Professor Doutor John Boudler a ser Artista da Zildjian. John agora faz parte de uma familia de fazedores de prato e percussionistas de 387 anos. Reconhecimento merecido!





No final deste dia, extremamente marcante para todo o grupo, John nos levou para conhecer o New England Conservatory, onde ele estudou de 1972 a 1973 com o próprio Vic Firth. Nesta noite conhecemos as instalações do conservatório. As salas de percussão eram divididas em espaços orquestrais, eletroacústicos e jazzísticos. Este belo tour foi conduzido por nada mais, nada menos que Frank Epstein, professor do conservatório e percussionista da Boston Symphony Orchestra. Após todas essas emoções, fomos conhecer o Pour House, um Pub aconchegante onde os universitários se reunem para conversar e trocar experiências sobre diversos assuntos, pois Boston é uma cidade basicamente de estrangeiros.


O sábado foi cultural para o grupo, quando os reunimos para sair e conhecer o ICA (Institute of Contemporary Arts). As obras da exposição eram muito interessantes, entre elas um fusca pendurado, completamente desmontado em camadas e espacializado num salão. Vimos também 120 garrafas de Coca-Cola em vidro cada uma distorcida de uma forma, além de diversos quadros, esculturas e obras em vídeo. Uma obra marcante era uma sala escura com projeções de 7 janelas, 2 na esquerda, 2 na direita e 3 em frente, nas quais ocorria uma simulação de guerra com helicópteros, bombas, tiros, gritos e conversas dos soldados, além das janelas se quebrarem com os tiros e bombas. Era como estar na guerra dentro de um galpão.


Depois deste passeio seguimos para a Boston Symphony Hall. Lá tivemos um tour pelas instalações do teatro, uma casa exclusivamente para concertos e com diversas salinhas de estudo para os músicos. Conhecer este espaço foi muito importante, pois o Boston Symphony Hall é propriedade da Orquestra e todas as decisões a respeito de manutenção, gastos, repertório ficam a cargo da produção da orquestra. Ver de perto uma orquestra que funcione de maneira autônoma é muito significativo para todos nós, que temos uma realidade diametralmente oposta no Brasil. Após uma pequena palestra sobre Elgar – Concerto em Si menor para violino - fomos conhecer Daniel Bauch, Timpanista do concerto desta noite. Ele nos contou sobre sua formação, sobre a situação atual da orquestra, sobre a concepção sonora dos outros percussionistas, o instrumental utilizado no concerto e a escolha de suas baquetas em relação a sala. Falando em sala, não tinha como ser melhor, ela foi uma das primeiras a ser construida com auxílio de físicos e está entre as três melhores salas do mundo. Foi o departamento de acustica de Harvard o responsável pela acustica maravilhosa da sala. Além de funcional é de extrema beleza, tem em torno de toda a platéia deuses gregos, pois Boston é conhecida como a Athenas da América, tamanha a quantidade de Universidades e conhecimento difundido na cidade. O concerto foi simplesmente fenomenal, o grupo só tem elogios para a performance que a BSO apresentou nesta noite.



E hoje (ufa finalmente chegamos no dia de hoje!!) saimos de Boston e chegamos a Keene, em New Hampshire. Cidade pequena, casas isoladas, muita neve e mais frio!
P.S.: Aproveitem e vejam também as nossas fotos no orkut - clique aqui!